O blog Animais Encantados é destinado à divulgação de casos de animais que precisem de ajuda.

domingo, 25 de março de 2012

RX gatinha Gabi

Imagens radiográficas em 22/03/2012








Laudo


coluna lombo-sacra (LL, VD

Fratura pélvica múltipla compreendendo corpo caudal de ílio direito, ramocranial e caudal de púbis esquerdo (com deslocamento medial e dorsal da hemipelve direita a partir e incluindo a porção acetabular) e corpo de ísquio esquerdo (com elevação dorsal do segmento isquiático e esquírola livre adjacente e lateral à margem acetabular caudo-lateral), produzindo assimetria, estreitamento do canal pélvico e modificação da posição anatômica da pelve por deslocamento cranial, dorsal e lateral à esquerda. Pode haver algum grau de luxação sacrilíaca bilateral, a confirmar por exame radiográfico sob anestesia.


Fratura completa, oblíqua em bizel, sobreposta e separada de diáfise proximal de fêmur direito com linhas de fraturas incompletas, obliquas, no aspecto medial e caudal e cranial do segmento metafisário proximal, fragilizando a estrutura deste segmento. Pode haver algum comprometimento do colo femoral direito que apresenta irregularidade  na sua face dorsal ou presença de fragmento em lasca sobreposto.

Homogeneidade e perda do contraste do padrão abdominal impedindo a visibilização das vísceras abdominais, sugerindo derrame abdominal ou acentuado emagrecimento. Não se percebe a delimitação da bexiga e recomenda-se investigação ultra-sonográfica ou urográfica endovenosa (pielo, uretro e cistográfica) de sua integridade. Cólon preenchido por moderada quantidade de fezes de aspecto granular, radiopacidade aumentada e conteúdo de material mineralizado. Pequeno corpo estranho mineralizado em topografia de fungo gástrico.

Parênquima pulmonar apresentando sugestivo moderado padrão bronquial generalizado mas com interferência do algoritmo de aquisição para osso. Silhueta cardíaca de tamanho e em posição previstas. Núcleos de crescimento completamente ossificados compatível com idade adulta.

Rômulo Braga

RX após a cirurgia - foram feitas fotografias das imagens





2 comentários:

Romulo Braga disse...

esse Dr Wanderley é fera mesmo!! fez uma lanternagem pra ninguem botar defeito!!!

Romulo

Sônia Schmidt disse...

Uma maravilha, né, Rômulo?